ChatGPT Adota Bing Como Fonte
- perossiconteudo
- 11 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Por Luís Perossi - CEO da Perossi Conteúdo e Palestrante da Palestras de Sucesso

Se você está antenado com o universo dos mecanismos de busca, percebeu que a mais recente atualização do ChatGPT trouxe a adoção do Bing como fonte de buscas.
Em outras palavras, o ringue do SEO tem de um lado o todo poderoso e até pouco tempo atrás, absoluto Google, e do outro, a sempre polêmica e contraditória Open AI, da não menos polêmica e também questionável figura de Elon Musk.
A verdade é que o buscador da Microsoft ganhou nova relevância no mercado. Tanto que para uma parcela considerável de especialistas em SEO, essa mudança revela ainda uma alteração estratégica significativa.
Afinal, as páginas não indexadas pelo Bing dificilmente aparecerão nas respostas do ChatGPT, o que, como consequência, poderá gerar uma perda de visibilidade importante para marcas e negócios.
Bing Webmaster Tools: Uma Ferramenta Fundamental Para 2025
Você que me lê agora, é que faz parte do time de profissionais de SEO, alguma vez você já utilizou o Bing Webmaster Tools?
Se a resposta é não, saiba que o momento nunca foi tão propício. Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa aqui muito clara: não estou decretando aqui, como acontece de tempos em tempos, a morte do Google, tampouco do SEO.
Contudo, aquele “mar calmo” pode onde o Google navegava praticamente só, agora está repleto de ondas agitadas, e com novas companhias, compreendeu?
Assim sendo, acredito que todos que atuam com marketing de conteúdo e SEO devem abrir o leque e não apostar todas suas fichas em uma única estratégia.
Voltando ao Bing Webmasters Tools, se trata de uma ferramenta permite monitorar o que já está indexado no Bing e ajuda a identificar páginas que ainda precisam de ajustes para aparecerem corretamente.
Além disso, a plataforma facilita a resolução de problemas pontuais de forma ágil, sem necessidade de mudanças profundas no site.
Dica prática: Uma estratégia rápida é comparar as URLs que recebem tráfego no Google com aquelas indexadas no Bing.
Essa comparação destaca possíveis lacunas que podem ser corrigidas para otimizar a visibilidade das páginas em ambas as plataformas, garantindo que nenhum conteúdo relevante fique de fora das respostas do ChatGPT.
SEO Inteligente para 2025: Adicione o Bing ao Plano
Integrar a revisão no Bing como parte do planejamento de SEO para 2025 é uma medida estratégica, capaz até mesmo de garantir a visibilidade do seu conteúdo nos próximos anos, sobretudo se o ChatGPT mantiver sua dependência do Bing.
Manter-se atualizado com as mudanças nas plataformas de busca é uma forma de antecipar-se e manter o conteúdo da marca sempre visível, não concorda?
Visibilidade Executiva e o Impacto do ChatGPT
Claro, o simples fato de ser citado pelo ChatGPT não significa o aumento direto de tráfego para o site, loja, conteúdo.
Contudo, marcar presença como referência nas respostas desta que certamente é a IA de maior destaque no mundo, pode ainda ressaltar e enfatizar o esforço e trabalho do time de SEO do seu negócio, mostrando-o como inovador e atento às tendências emergentes.
Como bem disse a Head de Operações na empresa Web Estratégica, Daniela Ferreira, em seu artigo sobre o tema, esta mudança no ChatGPT não passou despercebida pelo mercado.
Ela cita inclusive que o site Search Engine Land publicou recentemente o artigo “ChatGPT Search makes Microsoft Bing an SEO priority”, onde discute como o uso do Bing pelo ChatGPT está colocando o buscador da Microsoft sob os holofotes.
Assim, investir em Bing agora pode ser o movimento estratégico necessário para garantir que sua marca esteja no radar das tecnologias mais avançadas de busca e inteligência artificial.
E você, o que espera deste duelo de gigantes no mundo da tecnologia? Me conta nos comentários!
Link para o artigo da Web Estratégica: ChatGPT faz do Bing uma prioridade no SEO
Link para o artigo do Search Engine Land: ChatGPT Search makes Microsoft Bing an SEO priority
Comments